Na Mala,

Teatro Amazonas, um tesouro cultural

31ºC e uma umidade de assustar o couro cabeludo de uma brasiliense acostumada à seca intensa do Cerrado. Assim fui recebida pela capital manauara, segunda cidade brasileira a ser colonizada. Esses detalhes históricos de Manaus aprendi em um tour no Teatro Amazonas, um grande tesouro cor de rosa localizado no centro da cidade.

O “Theatro” (como ainda era chamado em tempos coloniais) é um dos grandes marcos da cidade, localizado no largo de São Sebastião. Foi inaugurado em 1896 e marca uma época de extrema riqueza europeia no ciclo da borracha. A sala de espetáculos (além de ser maravilhosa por ter ar condicionado) traz à memória uma Europa que só se conhece nos livros de história. São três andares de camarotes e mais o centro da platéia.

Durante o passeio no teatro se aprende sobre a valorização da ópera, nomes culturais marcantes na história da cidade e do Brasil e ainda a fissura dos antigos ricos em camarotes que na verdade possuem uma vista horrorosa para o palco – sério.

Apesar dos pesares, o passeio vale (e muito) a pena. O Teatro está aberto para visitação de segunda à sábado, das 9h às 16h com guias de turismo poliglotas.

Créditos: Clarissa Jurumenha

 

Endereço: Rua Tapajós, s/n, Centro – Praça São Sebastião, Manaus, Amazonas.

Valor do tour: R$ 20 (inteira)

Mais informações no Portal Amazonia.

nenhum comentário

autor

EDITORA DE CONTEÚDO

Deixe uma resposta!

Siga @bnm.etc

Instagram has returned invalid data.